PUBLICIDADE

Mundo

Presidente do Malauí está em coma após infarto

5 abr 2012 - 13h42
(atualizado às 18h13)
Compartilhar

O presidente do Malauí, Bingu wa Mutharika, está em coma na quinta-feira depois de sofrer um infarto, e deve ser transferido para a África do Sul, segundo um ministro.

A notícia gera temores sobre a estabilidade do miserável país africano. Um repórter da Reuters em Lilongwe, a capital, testemunhou cenas caóticas no momento em que a primeira-dama Callista Mutharika e vários ministros deixavam o Hospital Central Kamuzu, onde o presidente, de 78 anos, foi internado após desmaiar na manhã de quinta-feira.

"Houve pânico", disse um funcionário do hospital à Reuters. "Nunca estivemos preparados para tal eventualidade. Ele sofreu uma parada cardíaca, e sua condição ainda é instável."

O Malauí, um dos países mais pobres do mundo, não tem recursos hospitalares adequados, e por isso uma ambulância deixou o hospital levando o presidente para o aeroporto, de onde ele seria embarcado para a África do Sul.

A vice-presidente Joyce Banda, inimiga política de Mutharika, desejou uma pronta recuperação ao presidente. A Constituição prevê que ela assuma o cargo em caso de vacância, mas isso pode colocá-la em rota de colisão com o círculo íntimo de Mutharika, inclusive com seu irmão Peter, chanceler do país, que costuma assumir o cargo na ausência do titular.

A polícia mobilizou forças na capital, especialmente perto do hospital, e 15 oficiais militares assumiram posições na casa do presidente, segundo testemunhas.

A doença de Mutharika despertou pouca solidariedade nas ruas de Blantyre, maior cidade do país, onde muita gente o vê como um ditador responsável por falhas econômicas que causam escassez de combustível, alimentos e moedas estrangeiras.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade