PUBLICIDADE

África

Presidente do Burundi adia eleições; capital tem novos tiroteios

20 mai 2015 - 10h56
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, adiou nesta quarta-feira as eleições parlamentares e municipais para 5 de junho enquanto nas ruas da capital, Bujumbura, irrompiam novos protestos e confrontos entre polícia e manifestantes, como parte de uma disputa de poder que ameaça desencadear mais derramamento de sangue com motivação étnica na região dos Grandes Lagos da África.

Policiais montam guarda durante protesto contra presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, em Bujumbura. 20/5/2015
Policiais montam guarda durante protesto contra presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, em Bujumbura. 20/5/2015
Foto: Goran Tomasevic / Reuters

Nkurunziza disse que as eleições parlamentares e municipais, que estavam marcadas para 26 de maio, seriam adiadas. Seu decreto não fez nenhuma menção a semanas de agitação na capital ou à fracassada tentativa de golpe da semana passada.

O porta-voz do presidente disse à Reuters que ele tomou a decisão depois de pedidos de políticos da oposição e da comunidade internacional. A data da eleição mais controversa, a presidencial, em 26 de junho, manteve-se inalterada, disse ele.

É improvável que o adiamento da votação apazigue os manifestantes, que dizem que a intenção de Nkurunziza de disputar um terceiro mandato viola o limite de dois mandatos estabelecido pela Constituição e um acordo de 2005 que pôs fim a uma guerra longa, de fundo étnico.

Estima-se que 300 mil pessoas morreram no conflito, iniciado por volta da mesma época do genocídio de 1994 na vizinha Ruanda, que compartilha a mesma composição étnica do Burundi – uma maioria hutu e uma minoria tutsi.

(Por Edmund Blair e Goran Tomasevic)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade