PUBLICIDADE

Oriente Médio

Presidente de Serra Leoa é reeleito com 58,7% dos votos

23 nov 2012 - 18h08
(atualizado às 19h07)
Compartilhar

O presidente de Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, foi reeleito nas eleições realizadas no último sábado no país, nas quais conseguiu 58,7% dos votos, segundo anunciou nesta sexta-feira a Comissão Eleitoral Nacional (CEN).

Ernest Bai Koroma, líder do partido Congresso de Todo o Povo, se reelegeu com 58,7% dos votos
Ernest Bai Koroma, líder do partido Congresso de Todo o Povo, se reelegeu com 58,7% dos votos
Foto: AFP

Em comunicado divulgado em seu site, a CEN detalha que Koroma, líder do partido Congresso de Todo o Povo (APC, na sigla em inglês) obteve mais de 1,3 milhões dos 2.350.626 votos válidos computados no pleito, no qual se registrou uma participação de 87,3%. Por sua parte, o general reformado Julius Maada Bio, do opositor Partido Popular de Serra Leoa (SLPP), conseguiu 37,4% dos sufrágios, enquanto nenhum dos outros sete candidatos superou 1,5% dos votos.

Após a publicação dos resultados, os candidatos nas eleições têm sete dias para apresentar alegações ao Supremo Tribunal do país. As eleições, que também foram legislativas e municipais, se desenvolveram sem incidentes e estiveram supervisionadas por missões de observação da União Europeia, da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental e do Carter Center, fundado pelo ex-presidente americano Jimmy Carter.

Depois da publicação dos resultados das eleições presidenciais, vários cidadãos de Freetown saíram às ruas para comemorar a reeleição de Koroma, que estará à frente do país nos próximos cinco anos, e até o momento não se registrou nenhum incidente violento, segundo o jornal local Sierra Express Media. Por outra parte, a porta-voz da CEN, Christiana Thorpe, anunciou que os resultados das eleições parlamentares e locais serão divulgados no próximo domingo, 25 de novembro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade