PUBLICIDADE

África

Presidente da Nigéria pede paz após perder eleições

31 mar 2015 - 20h11
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, pediu aos seus partidários nesta terça-feira para seguir o "devido processo" ao canalizar suas frustrações em perder as eleições do fim de semana, tentando jogar água fria em qualquer potencial violência pós-votação.

Presidente nigeriano Goodluck Jonathan vota em Otuoke. 28/03/2015.
Presidente nigeriano Goodluck Jonathan vota em Otuoke. 28/03/2015.
Foto: Afolabi Sotunde / Reuters

"A ambição de ninguém vale o sangue de qualquer nigeriano", disse ele em comunicado divulgado após sua derrota eleitoral. "A unidade, a estabilidade e o progresso do nosso querido país são mais importantes do que qualquer outra coisa."

Três décadas depois de tomar o poder por um golpe militar, o opositor Muhammadu Buhari venceu as eleições presidenciais, o que o deixa no comando da maior economia da África e uma de suas democracias mais turbulentas.

Mais cedo, Jonathan telefonou para Buhari para reconhecer a vitória do rival, de acordo com o comitê do opositor, um gesto inédito que deve ajudar a apaziguar a revolta dos apoiadores inconformados do presidente nigeriano.

(Reportagem de Ed Cropley)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade