PUBLICIDADE

África

Presidência do Egito decreta estado de emergência por um mês

14 ago 2013 - 11h58
(atualizado às 12h01)
Compartilhar

O governo egípcio decretou nesta quarta-feira o estado de emergência em todo o país durante um mês a partir das 16h locais (11h de Brasília), após os conflitos das últimas horas em várias províncias.

Segundo um comunicado do governo, pronunciado na TV estatal, a decisão foi adotada devido ao "perigo" que ameaça "a segurança e a ordem nos territórios do país".

O presidente interino egípcio, Adly Mansour, encarregou as forças armadas, com a ajuda da polícia, de adotar as "medidas necessárias" perante a situação.

As autoridades denunciaram "atos propositais de destruição e ataques contra instalações públicas e privadas e a morte de cidadãos pelas mãos de grupos radicais".

Essa medida de exceção contou com a aprovação do Conselho de Ministros.

Os distúrbios se estenderam por várias partes do país, depois que a polícia iniciou nesta manhã uma operação para desmantelar os acampamentos dos seguidores do deposto presidente Mohammed Mursi nas praças de Rabea al Adauiya e de Al-Nahda, no Cairo.

O Ministério da Saúde confirmou a existência de 95 mortos e 874 feridos em confrontos em distintas províncias do Egito, segundo a televisão estatal.

O estado de emergência esteve em vigor no Egito com a desculpa da luta contra o terrorismo de 1981 até maio de 2012, quando a junta militar que governou o país desde a derrocada do regime de Hosni Mubarak (1981-2011) até a ascensão de Mursi ao poder decidiu não renová-lo.

A medida suspende vários direitos pessoais, civis e políticos como o de greve, o de ser assessorado por um advogado em caso de ser preso ou de realizar comícios políticos.

O status também dá carta branca às forças de segurança para entrar em uma casa e deter qualquer pessoa sem necessidade de notificar as autoridades judiciais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade