PUBLICIDADE

África

Polícia prende suspeitos de ação na embaixada dos EUA no Cairo

12 set 2012 - 14h13
(atualizado às 15h21)
Compartilhar

As forças de segurança egípcias prenderam quatro pessoas suspeitas de invadir a embaixada dos Estados Unidos no Cairo durante os protestos realizados na terça-feira contra um vídeo considerado ofensivo ao profeta Maomé pelos muçulmanos, informou hoje a agência estatal "Mena".

Os quatro detidos foram apresentados na Promotoria do bairro de Qars, no Cairo, para que as medidas legais sejam tomadas. Enquanto isso, a polícia intensificou seus esforços para prender o resto dos acusados de saltar o muro do complexo da embaixada e arrancar a bandeira americana do local.

Milhares de pessoas, a maioria islamitas, concentraram-se ontem em frente à representação diplomática para protestar contra o vídeo. Alguns manifestantes conseguiram escalar o muro de três metros de altura do imponente complexo e retiraram a bandeira americana, colocando em seu lugar uma nova, da cor negra, com a frase: "Não há mais Deus que Alá e Maomé é seu profeta".

Uma fonte do serviço de segurança do Egito disse à Agência Efe que dezenas de manifestantes estão acampados hoje em frente à representação diplomática para pedir a expulsão da embaixadora Anne W. Patterson e o fechamento da legação.

A embaixada dos EUA no Egito informou que não funcionará nesta terça-feira devido aos protestos. No vídeo que originou os distúrbios Maomé é apresentado como fruto de uma relação ilegítima e aparece praticando sexo com uma mulher.

A imprensa internacional atribuiu a autoria do vídeo a um judeu americano que vive na Califórnia, enquanto alguns meios de comunicação egípcios falam que o filme foi feito por coptas residentes nos EUA.

EFE   
Compartilhar
Publicidade