PUBLICIDADE

África

Polícia egípcia lançará operação gradual contra partidários de Mursi

11 ago 2013 - 15h46
(atualizado às 15h50)
Compartilhar

O Ministério do Interior egípcio estuda lançar uma operação gradual contra os protestos dos seguidores do presidente deposto do Egito, o islamita Mohammed Mursi, que começará com advertências e prosseguirá com ações no terreno.

Uma fonte de Interior, citada pela agência oficial "Mena", informou neste domingo que serão abordados os manifestantes acampados nas praças Rabea al Adauiya e Al-Nahda, no Cairo, "de acordo com lei e de forma gradual", mas não especificou quando essa ação começará.

Segundo esta fonte, a operação começará lançando advertências, e, se isto não surtir efeito, recorrerão ao uso de gás lacrimogêneo para dissolver os acampamentos.

O ministério destacou que, se os manifestantes responderem de forma violenta, as forças de segurança terão direito de se defender, sem dar mais detalhes.

Além disso, indicou que estudarão "o uso de medidas adequadas" para assegurar-se da veracidade das informações sobre a existência de armas de fogo e de estrangeiros nesses dois acampamentos.

O governo decidiu hoje começar a adotar "todas as medidas necessárias" para pôr fim aos acampamentos dos islamitas no Cairo, por considerar que representam "um perigo para a segurança nacional e a paz social".

As autoridades ameaçam há mais de uma semana desmantelar as concentrações dos partidários de Mursi, que foi cassado em um golpe militar no último dia 3 de julho.

No último dia 27, o ministro do Interior, Mohammed Ibrahim, já havia afirmado que se preparavam para desmantelar "muito em breve" os acampamentos dos islamitas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade