PUBLICIDADE

África

Polícia do Egito invade mesquita que abrigava corpos de vítimas do massacre

15 ago 2013 - 19h42
(atualizado às 19h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Policiais invadiram na madrugada desta sexta-feira (noite de quinta em Brasília) uma mesquita no Cairo que abrigava diversas dezenas de corpos de vítimas do massacre dessa quarta no Egito, informaram fontes da Irmandade Muçulmana. A invasão ocorre após um dia em que a tensão cresceu no país africano à medida que o total de mortos nos confrontos de contem ultrapassou os 600.

"Eles cercaram a mesquita e dispararam gás lacrimogêneo em direção ao interior. Eles entraram, e deixamos o lugar", disse Ibrahim, um médico que estava dentro da mesquita à agência AFP. De acordo com ele, mais de 200 corpos de vítimas dos sangrentos confrontos de quarta estavam sendo mantidos no local, 43 dos quais não puderam ser identificados. Ainda não foi confirmado se trata da mesquita Al-Imam, para onde ao longo do dia os militantes islamitas levaram corpos para funerais improvisados após o dia mais sangrento da história do Egito desde a revolução que derrubou Hosni Mubarak em fevereiro de 2011.

Segundo o relato das fontes da Irmandade, grupo ligado ao presidente deposto em julho Mohamed Mursi, houve um pequeno confronto no início da ação dos policias contra a mesquita, mas até o momento não há informações de novas vítimas. Nesta quinta, subiu para 638 o número de vítimas fatais confirmadas nos confrontos de quarta, enquanto que o número oficial de feridos se aproxima dos 4 mil. Ainda hoje, o ministério do Interior egípcio autorizou a polícia a usar arma de fogo contra manifestantes. Para amanhã, uma grande manifestações da Irmandade Muçulmana é esperada no Cairo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade