PUBLICIDADE

África

Polícia desaloja islamistas abrigados em mesquita no Egito

17 ago 2013 - 16h55
(atualizado às 17h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Equipes especiais da polícia egípcia desalojaram neste sábado em uma violenta operação centenas de manifestantes islamitas refugiados em uma mesquita no centro do Cairo, e que tiveram de ser protegidos de civis exaltados que queriam linchá-los. A retirada foi precedida de um intenso tiroteio sobre a torre da mesquita de Al Fateh, uma das mais icônicas da capital, e que fica ao lado da estação ferroviária de Ramsés.

Homem ferido é transferido de cadeiras de rodas a hospital improvisado após o massacre
Homem ferido é transferido de cadeiras de rodas a hospital improvisado após o massacre
Foto: AFP

Nem as autoridades nem a Irmandade Muçulmana informaram o número de vítimas do ataque, mas foi possível ver feridos, aparentemente manifestantes islamistas, sendo levados. A tensão no templo tinha começado na noite da sexta-feira, quando se registraram duros enfrentamentos nos quais morreu um dos filhos do líder espiritual da Irmandade Muçulmana, Mohammed Badia.

Ao longo da manhã, moradores do entorno da mesquita e manifestantes anti-islamistas armados com pedaços de pau e barras de ferro tentaram invadir, e os entrincheirados tinham levantado barricadas com móveis para proteger a entrada. O incremento policial em torno da mesquita elevou a tensão até que, ao meio-dia, as forças de assalto abriram fogo intenso sobre a torre do templo, de onde, segundo a imprensa oficial, tinham começado os disparos.

Pouco depois a polícia entrou na mesquita e capturou os homens que teriam disparado na multidão a partir da torre, explicaram a Agência Efe fontes de segurança. Agitadores e residentes na área intimidaram nas imediações vários jornalistas egípcios e estrangeiros, que foram retidos e em alguns casos agredidos.

O ataque à mesquita de Al Fateh aconteceu após uma sangrenta sexta-feira, na qual, segundo os números divulgados pelo governo, pelo menos 173 pessoas morreram e mais de mil foram detidas, enquanto o total de vítimas mortas desde quarta-feira é estimado em mais de 800.

No entanto, isso não impediu que hoje, de novo, milhares de islamitas tomassem as ruas em claro desafio às autoridades apoiadas pelo Exército, após a entrada em vigor do toque de recolher às 19h (hora local).

Manifestações no Cairo, Alexandria (norte), Asiut e Minia (no sul) pedem a restituição à presidência do presidente deposto Mohammed Mursi, derrubado por um golpe de Estado militar em 3 de julho.

A pressão sobre a Irmandade Muçulmana e seus aliados não se limita às ruas: as autoridades egípcias começaram hoje a dar sinais que a confraria islâmica pode ser ilegalizada, depois de vários de seus líderes terem sido detidos.

Em entrevista coletiva, o porta-voz governamental, Sherif Shauki, contou que o Executivo estuda os "meios jurídicos" para dissolver a Irmandade, embora mais tarde um dos conselheiros da Presidência, Mustafa Higazi, tenha suavizado essas declarações.

Ele se limitou a esclarecer que não há esforços dirigidos a dissolver nenhum grupo, mas "toda organização que trabalhe no Egito tem que estar legalizada com medidas jurídicas para que atue dentro do marco da lei".

O conselheiro presidencial para Assuntos Políticos criticou os países ocidentais que não apoiaram a campanha de repressão contra os islamitas, que as autoridades egípcias chamam de "guerra contra o terrorismo". "Falamos de um Estado e de um povo que estão sofrendo um ataque, uma guerra de desgaste por forças extremistas que só podem ser qualificadas como terroristas", assinalou.

Para o assessor presidencial, os acampamentos islamitas de Rabea al Adauiya e Al-Nahda no Cairo - que foram desmontados à força na quarta-feira, o que radicalizou os confrontos - "não podem ser descritos como pacíficos, já que neles se cometeram torturas, assassinato de civis e incitação à violência".

Enquanto o país continua imerso na grave crise que ameaça desestruturar totalmente os avanços da revolução de 2011 que derrubou Hosni Mubarak, o julgamento do ex-presidente celebrou hoje uma nova sessão, à revelia deste e de seus filhos.

O juiz Mahmoud Al Rashidi explicou que nem Mubarak, nem seus dois filhos, Alá e Gamal, nem o ex-ministro do Interior Habib al Adli puderam comparecer à sede da corte por causa das "circunstâncias excepcionais de segurança no país".

Durante a audiência, o juiz escutou os pedidos da defesa para que haja mais investigações e que sejam mais minuciosas. A próxima sessão está marcada para 25 de agosto.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade