PUBLICIDADE

África

Pfizer paga indenização por mortes durante testes na Nigéria

12 ago 2011 - 04h28
Compartilhar

Os pais de quatro crianças que morreram na Nigéria de meningite enquanto recebiam um antibiótico experimental venceram uma batalha legal de 15 anos contra a Pfizer. A maior empresa do mundo em pesquisa farmacêutica anunciou na quinta-feira ter efetuado o pagamento de US$ 175 mil para cada uma das famílias. A decisão deve ser estendida a outras famílias também vitimadas. A informação é do The Guardian.

A Pfizer começou a ser processada depois da morte de 11 crianças que eram submetidas a um ensaio clínico em 1996, quando o Estado onde moravam, Kano, foi atingido por uma epidemia de meningite. Uma centena de crianças recebeu o medicamento oral Trovan, enquanto outra centena recebeu ceftriaxona, considerado o "padrão-ouro" de tratamento da medicina moderna.

Cinco crianças morreram enquanto tomavam Trovan e seis, ceftriaxona. Tempos depois verificou-se que a Pfizer não teria autorização dos pais para usar uma droga experimental em seus filhos. A ação judicial proposta contra a empresa alegou ainda que algumas crianças receberam dose inferior à recomendada, deixando muitas crianças com danos cerebrais, paralisia ou fala arrastada.

Segundo o The Guardian, o laboratório afirma que a meningite causou a morte das 11 crianças e danos a dezenas de outras, e não os antibióticos. Em 2009, no entanto, a empresa chegou a um acordo extra-judicial com o governo estadual de Kano no valor de US$ 75 milhões, justamente para evitar o prosseguimento da ação.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade