PUBLICIDADE

África

Partido de Mugabe reivindica vitória nas eleições do Zimbábue

1 ago 2013 - 06h31
(atualizado às 06h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Zanu-PF, o partido do presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, reivindicou nesta quinta-feira a vitória nas eleições de quarta-feira, indicou um funcionário de alto escalão do movimento.

"Ganhamos facilmente de maneira contundente. Derrotamos o MDC", o partido de Morgan Tsvangirai, primeiro-ministro e rival máximo de Mugabe, disse à AFP um dirigente do Zanu-PF, que explicou que seu partido conquistou muitos assentos em cidades tradicionalmente favoráveis ao MDC.

"Vencemos" e esta vitória "se aplica a tudo, às eleições presidenciais, legislativas e municipais", disse.

Estavam em disputa o velho presidente Mugabe, que aos 89 anos segue no poder desde a independência de 1980, e seu primeiro-ministro, Morgan Tsvangirai.

Enquanto os observadores africanos classificaram na quarta-feira as eleições de "livres", o MDC denunciou novas e numerosas irregularidades.

Já o presidente da ONG Zimbabwe Election Support Network (ZESN), Solomon Zwana, cujos observadores presenciaram o processo, considerou que "qualquer que seja o resultado, a credibilidade das eleições (...) se vê seriamente comprometida pelo esforço sistemático que tende a privar os eleitores urbanos de seus direitos eleitorais. Até um milhão de eleitores foram privados de seus direitos", acrescentou Zwana.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade