PUBLICIDADE

África

Partidários e opositores de Mursi se enfrentam no Cairo

26 jul 2013 - 09h52
(atualizado às 10h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Partidários e adversários do presidente islamita deposto Mohamed Mursi se enfrentaram a pedradas nesta sexta-feia durante manifestações no bairro popular de Chubra, no Cairo, informaram testemunhas e fontes da segurança.

Os adversários do presidente deposto pelo exército queimaram fotografias de Mursi e lançaram garrafas contra a manifestação de seus partidários, enquanto os habitantes tentavam se colocar entre eles, relataram as fontes.

Um tribunal do Cairo ordenou nesta sexta-feira a detenção de Mursi por suposta cumplicidade em ataques imputados ao Hamas palestino e por uma fuga da prisão no início de 2011, informou a agência oficial Mena, uma decisão que a Irmandade Muçulmana classificou de "vingança do antigo regime" de Hosni Mubarak.

Mursi, detido em um local secreto pelo exército desde sua destituição, em 3 de julho, permanecerá em prisão preventiva por no máximo 15 dias. O procedimento se centra em seu suposto envolvimento em ataques contra a polícia sob o regime de seu antecessor Hosni Mubarak, imputados ao Hamas, e em sua fuga da prisão de Wadi Natrun no mesmo período, segundo a mesma fonte.

Estas acusações "soam como uma vingança do antigo regime, que indica que retorna com força", declarou à AFP Gehad el-Hadad, um porta-voz do movimento da Irmandade Muçulmana, do qual Mursi faz parte.

No dia 23 de junho um tribunal egípcio estabeleceu que o Hamas, no poder na Faixa de Gaza, e o movimento xiita libanês Hezbollah estiveram envolvidos na fuga de prisioneiros, entre eles Mursi, durante a revolta contra Hosni Mubarak, no início de 2011.

O Hamas, por sua vez, denunciou a decisão do tribunal do Cairo.

"O Hamas condena esta decisão porque se baseia na premissa de que o movimento Hamas é hostil (...) É uma suposição perigosa que confirma que o poder atual no Egito renuncia às causas nacionais (...) entre elas à causa palestina", declarou à AFP um porta-voz do grupo, Sami Abu Zuhri.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade