PUBLICIDADE

Mundo

Ouattara diz estar nos portões de Abidjan; disparos são ouvidos

31 mar 2011 - 11h16
(atualizado às 12h51)
Compartilhar

Alassane Ouattara, da Costa do Marfim, disse que forças sob seu comando estavam "nos portões" de Abidjan nesta quinta-feira e pediu aos simpatizantes de Laurent Gbagbo que ainda restam para que mudem de lado para evitar maiores sofrimentos.

Armados, apoiadores de Gbagbo patrulham as ruas vazias de Abidjan, de onde as forças de Ouattara se aproximaram
Armados, apoiadores de Gbagbo patrulham as ruas vazias de Abidjan, de onde as forças de Ouattara se aproximaram
Foto: AFP

"Peço a vocês que sirvam à seu país... Está na hora de se unir aos seus irmãos nas Forças Republicanas", disse Ouattara em comunicado na televisão estatal. O pronunciamento foi feito pouco depois de a África do Sul anunciar que o chefe do Exército de Gbagbo buscou refúgio em sua embaixada no país.

As forças de Ouattara tomaram o controle de diversas cidades próximas à cidade principal de Abidjan, incluindo o porto de cacau de San Pedro, durante a madrugada, apertando o cerco ao redor de Gbagbo, que já resistiu a pedidos anteriores pela sua renúncia.

Disparos

Segundo a agência AFP, disparos de armas pesadas foram ouvidos nesta em Abidjan, nas imediações de um importante acampamento de militares leais ao presidente Laurent Gbagbo.

O acampamento, um dos mais importantes do país, fica no bairro de Adjameh, perto de Abobo, reduto dos partidários de Alassane Ouattara, reconhecido como presidente pela comunidade internacional, que enfrentam os militares das Forças de Defesa e de Segurança (FDS), fiéis a Gbagbo.

O acampamento controla o acesso ao bairro del Plateau (centro), onde fica o palácio presidencial. As ruas do bairro estavam praticamente desertas nesta quinta-feira e apenas militares leais a Gbagbo patrulhavam a área.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade