PUBLICIDADE

África

Opositor vence eleição histórica por larga vantagem na Nigéria

31 mar 2015 - 16h11
(atualizado às 16h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Três décadas depois de tomar o poder por um golpe militar, Muhammadu Buhari se tornou o primeiro nigeriano a substituir um presidente nas urnas, o que o deixa no comando da maior economia da África e uma de suas democracias mais turbulentas.

Partidários do candidato presidencial opositor Muhammadu Buhari comemoram sua eleição em Kano, na Nigéria, nesta terça-feira. 31/03/2015
Partidários do candidato presidencial opositor Muhammadu Buhari comemoram sua eleição em Kano, na Nigéria, nesta terça-feira. 31/03/2015
Foto: Goran Tomasevic / Reuters

O presidente atual, Goodluck Jonathan, ligou para Buhari nesta terça-feira para reconhecer a vitória do rival na eleição do fim de semana, disse o comitê de Buhari, um gesto inédito que deve ajudar a apaziguar a revolta dos apoiadores inconformados de Jonathan.

Em Kaduna, cidade de grande variedade religiosa no norte do país, onde 800 pessoas foram mortas em episódios de violência depois da última eleição nigeriana em 2011, os apoiadores de Buhari tomaram as ruas agitando bandeiras, dançando e cantando em comemoração.

O Partido Democrático do Povo (PDP), de Jonathan, estava no poder desde o fim do regime militar, em 1999, mas vinha perdendo popularidade devido a uma série de escândalos de corrupção e à ascensão da insurgência islâmica do grupo Boko Haram no nordeste.

“Perto das 16h55, o presidente Jonathan ligou para o general Muhammadu Buhari, o vencedor das eleições, para parabenizá-lo”, afirmou Lai Mohammed, porta-voz do Congresso Todos Progressistas (APC, na sigla em inglês), de Buhari, a repórteres na sede do partido em Abuja.

“Sempre houve o temor de que ele pudesse não reconhecer, mas ele será visto como um herói por este gesto”, acrescentou. “A tensão irá diminuir dramaticamente.”

O cômputo final com os resultados compilados pela Reuters deu a Buhari 15,4 milhões de votos contra 13,3 milhões de Jonathan, uma vantagem que deve tornar qualquer contestação legal irrelevante.

(Reportagem adicional de Julia Payne, Estelle Shirbon, Chijioke Ohuocha e Bate Felix)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade