PUBLICIDADE

África

Oposição egípicia protesta por vídeo que mostra agressão policial

2 fev 2013 - 08h28
Compartilhar

A oposição egípcia pediu neste sábado a demissão do ministro do Interior após a divulgação de um vídeo que mostra um homem nu sendo agredido pela polícia durante a manifestação de sexta-feira diante do palácio presidencial do Cairo.

"Estas imagens horríveis e degradantes que mostram oficiais da segurança central e policiais arrastando e agredindo selvagemente um homem completamente nu perto do palácio presidencial têm que provocar a demissão imediata do ministro do Interior, Mohamed Ibrahim", disse Khaled Daud, porta-voz da Frente de Salvação Nacional (FSN), a principal coalizão da oposição no país.

No vídeo, policiais atacam com cassetetes um homem nu com idade por volta de 50 anos, depois o arrastam para um carro blindado diante do palácio presidencial. As imagens, divulgadas na televisão e na internet, provocaram muitas reações no país.

Neste sábado, muitos policiais cercavam o palácio presidencial após uma noite de confrontos entre manifestantes e as forças de segurança que deixaram um morto e vários feridos.

Os manifestantes, que protestaram após uma convocação da oposição contra o presidente islamita Mohamed Mursi, lançaram pedras, bombas incendiárias e fogos de artifício contra os agentes. A polícia respondeu com bombas de gás lacrimogêneo e deu tiros para o alto para dispersar os ativistas.

Em uma semana, os confrontos deixaram 56 mortos no país, profundamente dividido entre pró e anti-Mursi, primeiro presidente civil e islamita do Egito.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade