PUBLICIDADE

África

Oposição egípcia designa ElBaradei como representante

2 jul 2013 - 12h07
(atualizado às 13h04)
Compartilhar
Exibir comentários
O egípcio Mohamed ElBaradei
O egípcio Mohamed ElBaradei
Foto: AFP

A oposição egípcia designou nesta terça-feira a designação de Mohammed EBaradei, ex-diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), como seu representante na de uma transição política. O anúncio foi feito pela "Frente de 30 de junho", que agrupa os principais partidos e movimentos contrários ao presidente islamita Mohamed Mursi.

ElBaradei será sua "voz" e o encarregado de preparar um 'mapa do caminho' para uma transição política, disse o grupo em comunicado. O nome "Frente de 30 de junho" vem da data das manifestações em massa organizadas no domingo para exigir a renúncia do presidente Mursi, acusado de trair os ideais democráticos da revolta popular que derrubou Mubarak em 2011.

O movimento Tamarrod (rebelião, em árabe), que está na origem dessas manifestações, e outros grupos da sociedade civil e de partidos políticos laicos como o de ElBaradei, o al-Dostour, participam da aliança.

Mohammed ElBaradei, Nobel da Paz em 2005 por seu trabalho realizado no âmbito da AIEA, retornou ao Egito em 2010 para se opor ao regime de Mubarak. Ele apoiou ativamente a revolta contra Mubarak em janeiro-fevereiro de 2011 e se posicionou como uma das principais figuras do movimento laico e liberal, que agora reivindica a saída de Mursi e a realização de eleições presidenciais antecipadas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade