PUBLICIDADE

África

Operação na Nigéria termina com 52 mortos de rede islamita

9 mar 2013 - 12h04
(atualizado às 16h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O exército nigeriano disse neste sábado que matou 52 suspeitos de integrarem o grupo radical islâmico Boko Haram, sendo 10 deles classificados como "chefes terroristas", em diversas operações realizadas nos últimos 10 dias no Estado de Borno, no noroeste do país. O último número divulgado pelo exército, no último dia 3 de março era de 20 mortos. Além disso, 70 supostos integrantes do Boko Haram foram detidos, em ação que durou até ontem na região, considerada a base espiritual do grupo.

Durante as ações desta sexta-feira, dois soldados morreram e outros três ficaram feridos, informou o porta-voz do exército, tenente-coronel Sagir Moussa. Foi o representante militar quem afirmou que 10 dos mortos eram "chefes terroristas".

As últimas operações aconteceram pouco depois que o presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, deixasse a capital de Borno, Maiduguri, após sua primeira visita aos estados de Borno e Yobe, regiões mais afetadas pela violência.

Em sua ofensiva, o exército apreendeu munição antiaérea, pistolas, 10 granadas lançadas por foguetes, 17 fuzis AK-47, entre outras armas.

Desde 2009, quando a polícia matou o líder do Boko Haram, Mohammed Yousef, os radicais mantém uma sangrenta campanha, que causou cerca de 1,4 mil mortes, segundo a organização de direitos humanos Human Rights Watch, embora o exécito nigeriano afirme que as são mais de 3 mil vítimas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade