PUBLICIDADE

África

ONU: quase 300 mil fugiram de combates em Darfur em 5 meses

23 mai 2013 - 12h22
(atualizado às 12h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Quase 300 mil pessoas fugiram dos combates em Darfur, no oeste do Sudão, nos últimos cinco meses, anunciou um funcionário da ONU em Cartum.

"A ONU estima em 300 mil o número de pessoas que fugiram dos combates em Darfur durante os primeiros cinco meses deste ano", declarou à imprensa a responsável pelas operações humanitárias da ONU, Valerie Amos, após uma uma visita ao Sudão. Amos considerou a situação como "muito preocupante", na medida em que este número excede o "total de deslocados nos últimos dois anos".

Durante a visita de três dias ao Sudão, Amos se reuniu com o presidente sudanês, Omar al-Bashir, e visitou o campo de refugiados "Zamzam", na região desértica do Norte de Darfur, onde milhares de deslocados não "têm nem um pedaço de pano para se proteger da luz do sol" e vivem "na miséria".

Darfur vive uma guerra civil desde 2003, quando as tribos negras se levantaram contra o governo central de Cartum, dominado por árabes. Embora a violência tenha diminuído, a luta persiste entre rebeldes e forças do governo, ou entre as tribos árabes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade