PUBLICIDADE

África

ONU pede que Mursi seja julgado de forma justa e "transparente"

26 jul 2013 - 08h55
(atualizado às 09h23)
Compartilhar

A Alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, pediu nesta sexta-feira que o processo do deposto presidente egípcio Mohammed Mursi seja "transparente".

Desde que Mursi foi detido, Pillay tinha solicitado às atuais autoridades egípcias que o libertassem ou o acusassem formalmente para poder ser julgado, de acordo com as normas internacionais.

Hoje foi divulgado que a justiça egípcia ordenou a prisão preventiva durante 15 dias para Mursi por supostamente ligar para o grupo palestino Hamas para perpetrar "ações inimigas contra o país" e o assalto a uma prisão.

Após conhecer a notícia, o porta-voz de Pillary, Rupert Colville, reiterou que a Alta comissária pedia sua libertação ou um julgamento justo e "transparente"

"Lembramos que as autoridades têm a obrigação de respeitar o direito de todo cidadão de se manifestar pacificamente, seja qual for sua filiação política", afirmou Colville.

O porta-voz solicitou às forças de segurança que não apliquem um uso excessivo da força e que respeitem os direitos fundamentais dos manifestantes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade