PUBLICIDADE

África

ONU pede ajuda de R$ 3 bilhões para combater ebola

A organização calcula que 22,3 milhões de pessoas vivem nas regiões afetadas e precisam de ajuda

16 set 2014 - 09h23
Compartilhar
Exibir comentários
Agente de saúde leva paciente para centro de tratamento na Libéria
Agente de saúde leva paciente para centro de tratamento na Libéria
Foto: James Giahyue / Reuters

O Organização das Nações Unidas (ONU) pediu nesta terça-feira em Genebra quase um bilhão de dólares para lutar contra o Ebola na África Ocidental, quase o dobro dos recursos solicitados até o momento.

"É um desafio financeiro enorme", afirmou a diretora de operações humanitárias da ONU, Valérie Amos, em uma entrevista coletiva. A organização calcula que 22,3 milhões de pessoas vivem nas regiões afetadas e precisam de ajuda.

O surto de Ebola na África Ocidental matou 2.461 pessoas, metade dos 4.985 infectados pelo vírus, disse o diretor-geral-assistente da Organização Mundial da Saúde (OM), Bruce Aylward, na terça-feira.

"Bem francamente, senhoras e senhores, essa crise que estamos enfrentando não tem paralelo nos tempos modernos", disse Aylward em entrevista coletiva em Genebra. "Não sabemos para onde os números estão indo."

Segundo ele, a previsão anterior de que o número de casos pode chegar a 20.000 não parece mais ser grande, mas o número pode ser mantido dentro das dezenas de milhares se houver uma "resposta muita mais rápida".

China envia mais especialistas para combater vírus

A China anunciou nesta terça-feira o envio de outros 59 especialistas para lutar contra o ebola em Serra Leoa, aumentando a 174 os membros da área médica chineses presente neste país.

"A nova equipe se unirá aos outros 115 já presentes em terra", declarou a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan.

Entre estes especialistas do Centro de Controle de Doenças chinês figuram epidemiologistas, especialistas em laboratórios, médicos e enfermeiros, segundo a OMS.

A equipe mobilizará um laboratório móvel em Serra Leoa para reforçar a detecção do vírus do ebola.

Por sua vez, a Federação Internacional de Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho anunciou a abertura de seu primeiro centro de tratamento contra a doença em Serra Leoa, em Kenema (leste).

A epidemia do Ebola na África ocidental já matou mais de 2.400 pessoas, segundo o balanço da OMS de sexta-feira. Afeta principalmente Libéria (1.137 mortos), Guiné (557 mortos) e Serra Leoa (524 mortos).

Até o momento não existe nenhum medicamento ou vacina homologados contra o ebola.

Com informações da Reuters, AFP e EFE. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade