PUBLICIDADE

África

ONU: Mugabe e Tsvangirai devem pedir calma a eleitores no Zimbábue

2 ago 2013 - 19h58
(atualizado às 20h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta sexta-feira que o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, e seu adversário na disputa presidencial, o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, enviem "mensagens claras e apelos à calma" a seus respectivos seguidores. Ban Ki-moon solicitou que as divergências sobre os resultados da eleição de quarta-feira sejam resolvidas de "forma transparente e justa", disse seu porta-voz Martin Nesirky.

Mugabe, no poder há 33 anos, caminhava para uma esmagadora vitória nas eleições gerais, com o aval dos observadores africanos, mas o partido de seu principal opositor disse que não aceita os resultados. Na quarta-feira, Tsvangirai classificou a eleição de farsa. "Na nossa opinião, esta eleição é nula e, sem efeito, (...) esta eleição foi uma grande farsa", afirmou Tsvangirai, que se candidatou pela terceira vez.

O partido do presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, aproxima-se da maioria dos dois terços no Parlamento, segundo os últimos resultados publicados nesta sexta-feira, ao anoitecer, pela Comissão Eleitoral. Diplomatas estrangeiros e observadores independentes das eleições do Zimbábue também expressaram sérias dúvidas sobre a idoneidade do processo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade