PUBLICIDADE

Mundo

ONU deve declarar fome em áreas do sul da Somália

19 jul 2011 - 13h42
(atualizado às 14h36)
Compartilhar

A Organização das Nações Unidas (ONU) deve declarar fome em algumas partes do sul da Somália, afirmaram autoridades de ajuda humanitária nesta terça-feira, sinalizando a doadores a necessidade de mais apoio e a insurgentes, que o sofrimento da população está sendo levado a sério.

Mark Bowden, coordenador humanitário para a Somália, deve fazer o anúncio na quarta-feira em Nairóbi, com base em novos dados da unidade de análise de nutrição e segurança alimentar relativos ao violento país do Chifre da África.

"Vai ser declarada fome em várias áreas do sul da Somália", disse à Reuters um funcionário de uma organização de ajuda humanitária com sede em Genebra.

A entidade internacional descreveu a situação da seca na região conhecida como Chifre da África como uma emergência, um nível antes de ser declarada fome, citando níveis calamitosos de desnutrição aguda entre as crianças da Somália que chegam a campos de refugiados no Quênia e Etiópia.

No total, mais de 10 milhões de pessoas foram afetadas e precisam de ajuda emergencial, incluindo 2,85 milhões na Somália, onde uma em cada três crianças sofre de desnutrição, afirmou a ONU.

A fome é definida por uma taxa de mortalidade grave de mais de 2 em cada 10 mil pessoas por dia e taxas de déficit de peso superiores a 30% em crianças com menos de 5 anos, segundo o Unicef.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade