PUBLICIDADE

África

ONU condena violência usada contra manifestantes no Cairo

14 ago 2013 - 11h46
(atualizado às 11h47)
Compartilhar

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou com firmeza a violência utilizada pelas forças de segurança egípcias nesta quarta-feira para dispersar manifestantes no Cairo que exigem a restituição do presidente deposto Mohamed Mursi.

Embora a Organização das Nações Unidas ainda esteja reunindo informações, "parece que centenas de pessoas foram mortas ou feridas em confrontos entre forças de segurança e manifestantes", disse um porta-voz de Ban em um comunicado.

"Os secretário-geral lamenta que as autoridades egípcias tenha preferido usar a força em resposta às manifestações em curso", disse o porta-voz de Ban.

"Apesar de reconhecer que os relógios políticos não andam para trás, o secretário-geral também acredita firmemente que a violência e o incitamento por parte de qualquer lado não são respostas para os desafios que o Egito enfrenta", disse o comunicado.

Mais de 300 pessoas já morreram devido à violência política desde a queda de Mursi, incluindo dezenas de seus apoiadores mortos pelas forças de segurança em dois incidentes distintos anteriores no Cairo.

Ao menos 95 pessoas morreram nesta quarta-feira no Egito depois que as forças de segurança agiram para dispersar um acampamento de manifestantes, e o governo declarou estado de emergência em meio à crise no mais populoso país árabe.

(Por Michelle Nichols)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade