PUBLICIDADE

África

OMS libera viagens a áreas atingidas pelo ebola na África

O cancelamento de voos estava prejudicando a chegada de auxílio e especialistas à região

22 set 2014 - 12h21
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Um volunt&aacute;rio&nbsp;atende uma v&iacute;tima do ebola em um centro de tratamento em Monr&oacute;via, Lib&eacute;ria, em 14 de setembro&nbsp;</p>
Um voluntário atende uma vítima do ebola em um centro de tratamento em Monróvia, Libéria, em 14 de setembro 
Foto: James Giahyue / Reuters

Assessores de saúde independentes a serviço da Organização Mundial de Saúde (OMS) avaliaram que não deve haver uma proibição a viagens e negócios com países atingidos pela epidemia de Ebola no oeste da África, informou a agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira.

Algumas companhias aéreas pararam de voar para as áreas afetadas, e a OMS e outras agências afirmaram que isso atrapalhou os esforços de auxílio e a chegada dos especialistas até as vítimas do pior surto já registrado da febre hemorrágica.

Em um comunicado divulgado depois da segunda reunião do Comitê de Emergência, na semana passada, a OMS disse que o Ebola já matou pelo menos 2.793 pessoas em cinco países e continua sendo “uma emergência de saúde pública de relevância internacional".

“O cancelamento de voos e outras restrições de viagem continuam a isolar os países afetados, resultando em consequências econômicas prejudiciais, e obstruem os esforços de auxílio e reação, criando o risco de uma disseminação internacional maior”, afirmou o comunicado.

“O Comitê reiterou enfaticamente que não deve haver uma proibição generalizada a viagens e negócios.”

Os especialistas exortaram as autoridades das nações atingidas – Guiné, Libéria, Nigéria, Senegal e Serra Leoa – a trabalharem com os setores marítimo e aeronáutico para solucionar suas diferenças e “desenvolver uma resposta coordenada” às questões de transporte.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade