PUBLICIDADE

África

Obama chega a Etiópia para 1ª visita de presidente americano

Obama abordará a crise do Sudão do Sul, um conflito que deixou milhares de mortos e deslocados

26 jul 2015 - 12h27
(atualizado às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Obama encerrou visita de dois dias ao Quênia vista como histórica
Obama encerrou visita de dois dias ao Quênia vista como histórica
Foto: AFP

Barack Obama chegou neste domingo à Etiópia para iniciar uma visita de dois dias - a primeira de um presidente americano a este país -, na qual se reunirá com líderes regionais e dará um discurso na União Africana.

O Air Force One, o avião presidencial, aterrissou às 18h (horário local, 12h de Brasília) no aeroporto internacional Bole de Adis-Abeba, onde foi recebido por uma comitiva liderada pelo primeiro-ministro etíope, Hailemariam Desalegn.

Siga Terra Notícias no Twitter

Obama aproveitará esta visita para abordar com um grupo de líderes locais a crise do Sudão do Sul, um conflito que deixou dezenas de milhares de mortos e mais de um milhão de deslocados.

Além disso, na terça-feira pronunciará um discurso no salão Nelson Mandela da União Africana, o que lhe transformará no primeiro presidente americano a falar para esta instituição internacional.

Com sua chegada à Etiópia, Obama dá por finalizada uma visita oficial de dois dias no Quênia, o país onde nasceu seu pai.

Em Nairóbi, o presidente americano inaugurou neste fim de semana a sexta edição da Cúpula Global de Empreendedores e se reuniu com o presidente do país, Uhuru Kenyatta, para negociar acordos bilaterais e de segurança.

Também defendeu publicamente a igualdade de direitos para os homossexuais na África e reivindicou o fim das práticas tradicionais que prejudicam às mulheres.

O presidente dos Estados Unidos terminará com sua passagem na Etiópia sua quarta visita oficial à África.

Na última, em 2013, Obama se deslocou a Senegal, África do Sul e Tanzânia durante seis dias para reforçar o compromisso dos EUA com o crescimento econômico.

Barack Obama tem 'cover mirim' no Quênia; conheça:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade