PUBLICIDADE

África

Obama apoia "protestos pacíficos no Egito" e pede diálogo a Mursi

29 jun 2013 - 11h19
(atualizado às 11h32)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou neste sábado que seu país apoia os "protestos pacíficos" no Egito e pediu que o presidente do país africano, Mohammed Mursi, e a oposição dialoguem para acabar com as manifestações.

"Nós apoiamos os protestos pacíficas e os métodos pacíficos para levar a mudança ao Egito", disse Obama em entrevista coletiva conjunta em Pretória ao lado do presidente sul-africano, Jacob Zuma.

"Queremos ver a oposição e o presidente Mursi mantendo conversas construtivas para movimentar o país para frente", afirmou o líder americano.

Obama disse ainda que deseja ver o "processo político voltar ao rumo" no Egito.

"Nós não tomamos partido. Tomamos partido pela democracia e o império da lei", afirmou Obama, pedindo ainda que ambos os lados não usem violência.

"Os Estados Unidos apoiaram a democracia no Egito, mas é difícil porque não existe tradição democrática" no Egito, disse Obama.

Além disso, o presidente dos Estados Unidos advertiu para "efeitos" que a "instabilidade" no Egito pode gerar no restante da região.

A tranquilidade retornou nesta manhã às ruas egípcias às vésperas dos protestos antigovernamentais programadas para domingo. Os manifestantes instalaram mais de uma centena de tendas de campanha na emblemática praça Tahrir.

Obama se encontra na África do Sul em uma visita de dois dias ao país, a segunda escala de sua viagem africana, que começou na quinta-feira no Senegal e que o levará à Tanzânia na próxima segunda-feira.

EFE   
Compartilhar
Publicidade