PUBLICIDADE

África

Número de mortos em ataque na Nigéria sobe para 12 militares e 7 policiais

11 ago 2013 - 11h04
(atualizado às 12h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O Exército da Nigéria elevou a 12 e 7, respectivamente, o número de militares e policiais mortos em dois ataques efetuados no último dia 4 pelo grupo fundamentalista islâmico Boko Haram no estado de Borno, no norte do país.

O comandante da Força de Ação Conjunta (JTF) no nordeste, Jah Ewansiah, admitiu que o número de baixas militares foi superior ao divulgado em princípio, de dois soldados e um policial, em declarações divulgadas neste domingo pelo jornal local "Nation".

As primeiras informações dadas pelo Exército nigeriano apontaram que 35 pessoas, entre elas um policial, tinham morrido quando membros de Boko Haram atacaram uma delegacia na cidade de Bama, em Borno.

No mesmo dia, foi divulgado que dois soldados e 15 radicais morreram em um atentado realizado pelo grupo fundamentalista contra uma multinacional que luta contra o terrorismo e o tráfico de armas nas fronteiras da Nigéria com Camarões, Chade e Níger.

Depois de ter admitido neste sábado que o número de baixas militares foi superior ao divulgado em um primeiro momento, Ewansiah garantiu que o Exército está "comprometido a restaurar a paz completamente no estado de Borno, até quando isso significar perder a vida".

Desde o dia 16 de maio, a Nigéria realiza uma ofensiva antiterrorista nos estados de Yobe, Borno e Adamawa, no nordeste do país, após um aumento da atividade criminosa na área, onde o Boko Haram opera. Contudo, os ataques dos fundamentalistas continuaram.

Boko Haram, cujo nome significa "a educação não islâmica é pecado" no idioma local, luta por impor a lei islâmica no país, de maioria muçulmana no norte e predominantemente cristã no sul.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade