PUBLICIDADE

África

Mali: número de deslocados chega 400 mil, diz Cruz Vermelha

27 mai 2013 - 18h22
(atualizado às 18h41)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Soldados franceses&nbsp;em a&ccedil;&atilde;o&nbsp;na regi&atilde;o de Gao (imagem de arquivo)</p>
Soldados franceses em ação na região de Gao (imagem de arquivo)
Foto: Joe Penney / Reuters

Mais de 400 mil pessoas abandonaram suas casas, desde janeiro de 2012, em Mali, e foram procurar abrigo em outras regiões do país, declarou nesta segunda-feira o presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR), Peter Maurer.

"Existem hoje em Mali cerca de 400 mil deslocados internos. Essas pessoas não vivem em acampamentos. A maioria foi acolhida por famílias que compartilham seus parcos recursos, em alguns casos, há meses", disse Maurer à agência de notícias argelina APS. Segundo o presidente do CICR, em visita à Argélia, "as condições de vida desses deslocados e das famílias que os recebem se tornam, a cada dia, mais difíceis".

"A instabilidade e a violência no norte de Mali não estimulam as dezenas de milhares de deslocados e de refugiados a voltar para suas casas", lamentou, acrescentando que os refugiados nos países vizinhos se encontram "na Mauritânia, no Níger, em Burkina Fasso e, em menor medida, no sul da Argélia. (...) Desde o início de 2012, o CICR e a Cruz Vermelha em Mali distribuem víveres a mais de um milhão de pessoas nas regiões de Mopti, Tombouctou, Gao e Kidal, no norte do país", completou.

Em janeiro, a França se envolveu no conflito militarmente, junto com vários países africanos e ao lado das forças malinesas para deter grupos islamitas armados ligados à rede Al-Qaeda. Em 2012, esses grupos assumiram o controle do norte do país.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade