PUBLICIDADE

África

Novos enfrentamentos no leste do Congo deixam 36 mortos, diz ONU

28 fev 2013 - 15h49
(atualizado às 16h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Combates entre o exército e grupos rebeldes no leste da República Democrática do Congo deixaram pelo menos 36 mortos nos últimos dois dias. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), milhares de pessoas buscam refúgio em uma base da missão de paz da entidade no país.

Entre 3 e 4 mil pessoas se reuniram em torno de uma pequena base das Nações Unidas em Kitchanga, na província rica em minerais de Kivu do Norte, após os enfrentamentos que explodiram na quarta-feira, afirmou o porta-voz adjunto da ONU, Eduardo del Buey.

O funcionário não pôde esclarecer se os civis estavam no interior da base, mas lembrou que o mandato da Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (Monusco) incluía "proteger os civis".

Os combates opõem as Forças Armadas governamentais e membros da Aliança dos Patriotas por um Congo Livre e Soberano (ACLS). "A Monusco acompanha de perto a região, em particular seus helicópteros de combate", afirmou o porta-voz.

Estes confrontos ocorrem dias depois da assinatura, no último domingo em Adis Abeba, por onze países da região e sob a égide da ONU, de um acordo-marco que pretende melhorar a segurança no leste da RDCongo, uma região rica em minerais e submetida a várias rebeliões nas últimas duas décadas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade