PUBLICIDADE

África

Nova onda de violência no Cairo deixa ao menos 6 mortos

23 jul 2013 - 07h22
(atualizado às 07h28)
Compartilhar

Seis pessoas foram mortas no Cairo nesta terça-feira em confrontos entre opositores e partidários do presidente deposto do Egito Mohamed Mursi, informou a mídia estatal.

A violência começou antes do amanhecer perto de um protesto da Irmandade Muçulmana na Universidade do Cairo, onde partidários do presidente deposto estão acampados desde que o Exército depôs o político islâmico em 3 de julho, após protestos contra o governo.

A Irmandade Muçulmana, grupo de Mursi, descreveu o incidente como um ataque a manifestantes pacíficos. Fontes policiais disseram que centenas de partidários de Mursi entraram em confronto com moradores locais, vendedores ambulantes e outras pessoas perto do acampamento.

Tiros foram disparados e pedras foram lançadas, acrescentaram as fontes.

O jornal estatal Al-Ahram citou um oficial do Ministério da Saúde dizendo que seis pessoas foram mortas e outras 33 ficaram feridas, aumentando para nove o número de pessoas mortas em consequência da violência política nos últimos dois dias.

Cerca de 100 pessoas já morreram em confrontos desde que o Exército depôs Mursi e o substituiu com uma administração interina liderada por Adli Mansour, presidente do tribunal constitucional. A Irmandade Muçulmana acusa o Exército de orquestrar um golpe.

A Irmandade disse em seu site que sete "mártires" haviam sido mortos durante a noite em dois ataques separados contra partidários de Mursi, um na Universidade do Cairo e outro em uma passeata perto de um acampamento maior, no norte da cidade.

A Irmandade diz que vai manter os acampamentos até que Mursi, que está detido pelo Exército em um local desconhecido desde sua deposição, seja reempossado.

(Reportagem de Tom Perry, Asma Alsharif, Yasmine Saleh e Ahmed Tolba)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade