PUBLICIDADE

Nigéria supera África do Sul como maior economia da África

6 abr 2014 - 14h24
Compartilhar
Exibir comentários

A Nigéria ultrapassou a África do Sul como a maior economia da África depois de um cálculo quase dobrar o Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas), segundo dados do escritório de estatísticas do país, divulgados neste domingo.

O PIB de 2013 do maior produtor de petróleo da África totalizou 80,3 trilhões de nairas, ou US$ 509,9 bilhões, afirmou a Nigéria Bureau of Statistics, o que representa um aumento de 42,3 trilhões de nairas ante a previsão anterior. A nova estatística encolheu a proporção da dívida da Nigéria em relação ao PIB para 11% em 2013, contra 19% em 2012.

A maioria dos governos refazem os cálculos do PIB em um período de poucos anos para refletir as mudanças na produção e no consumo, mas a Nigéria não havia feito isso desde 1990 – o que fez com que os setores de comércio eletrônico, telefones celulares e sua indústria cinematográfica tivessem uma margem mais precisa. A crescente atenção de investidores estrangeiros forçou a Nigéria a calcular com mais precisão as suas estatísticas, incluindo PIB.

A Nigéria, país mais populoso da África com 170 milhões de pessoas, tem crescido como destino para os investidores estrangeiros devido ao tamanho de seu mercado consumidor. Contudo, o risco político que se aproxima da Nigéria devido às eleições que serão disputadas em fevereiro do próximo ano continua sendo uma preocupação.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade