PUBLICIDADE

Nelson Mandela

Unificar a África do Sul foi a maior conquista de Mandela, diz De Klerk

5 dez 2013 - 23h20
(atualizado às 23h25)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Nelson Mandela (à direita) e o segundo ex-vice-presidente sul-africano F.W. De Klerk (centro) acenam para uma multidão após a posse presidencial, em maio de 1994</p>
Nelson Mandela (à direita) e o segundo ex-vice-presidente sul-africano F.W. De Klerk (centro) acenam para uma multidão após a posse presidencial, em maio de 1994
Foto: Juda Ngwenya / Reuters

O maior feito de Nelson Mandela foi unificar a África do Sul e promover a reconciliação entre brancos e negros na era pós-apartheid, disse F.W. De Klerk, último presidente branco da África do Sul, nesta quinta-feira.

"Ele foi um grande unificador e um homem muito, muito especial neste quesito além de tudo mais que ele fez. Essa ênfase na reconciliação foi seu maior legado", disse De Klerk em entrevista à CNN após o anúncio da morte de Mandela.

De Klerk, que libertou Mandela da prisão em 1990 e então negociou com ele o fim do apartheid, classificou Mandela de "humano" e "compassivo" e capaz de compreender os temores da minoria branca da África do Sul na transição para a democracia.

Mandela e De Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz de 1993 por encerrarem o regime da minoria branca e estabelecerem a fundação da democracia. De Klerk foi um dos vice-presidentes do governo de Mandela depois que o Congresso Nacional Africano venceu as eleições de 1994.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade