PUBLICIDADE

Nelson Mandela

Mandela nos ensinou a união, diz arcebispo Desmond Tutu

5 dez 2013 - 22h18
(atualizado às 22h58)
Compartilhar
Exibir comentários
O ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela
O ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela
Foto: Mike Hutchings / Reuters

O arcebispo sul-africano emérito Desmond Tutu enalteceu seu compatriota e co-ganhador do Nobel da Paz Nelson Mandela como o homem que ensinou uma nação profundamente dividida a se unir. Mandela morreu nesta quinta-feira, 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos de idade.

"Ao longo dos últimos 24 anos, Madiba nos ensinou a nos unir e a acreditar em nós mesmos e uns nos outros. Ele foi um unificador desde o momento que deixou a prisão", disse Tutu. "Estamos aliviados de que seu sofrimento tenha terminado, mas nosso alívio é afogado pelo luto. Que ele possa descansar em paz e elevar-se na glória", acrescentou o bispo, que tem um discurso público previsto para esta sexta-feira na Cidade do Cabo.

Tutu rechaçou os pessimistas que haviam previsto que a África do Sul se esfacelaria depois da morte de Mandela. "Sugerir que a África do Sul possa se consumir em chamas - como alguns previram - é desacreditar o legado dos sul-africanos e de Madiba", declarou Tutu em um comunicado.

"O sol vai brilhar amanhã e no dia seguinte e no outro... Pode não brilhar como ontem, mas a vida vai continuar", prosseguiu. "À medida que ingressamos o período de luto, como nação, o fazemos com a maior dignidade e respeito porque é o que devemos a Madiba e a nós mesmos", acrescentou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade