PUBLICIDADE

Nelson Mandela

Dilma: "O Brasil, que tem sangue africano, celebra o exemplo de Mandela"

Para a presidente, Nelson Mandela faz parte do "panteão da humanidade"

10 dez 2013 - 10h12
(atualizado às 10h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Rouca, Dilma faz discurso emocionado sobre Mandela:

A presidente Dilma Rousseff disse hoje, em discurso no funeral oficial de Nelson Mandela, no estádio Soccer City, em Johanesburgo, que o governo e o povo brasileiro lamentam a morte do líder sul-africano. Falando logo após o discurso de Barack Obama, Dilma afirmou que Mandela se transformou em um "paradigma não só para a África mas para todos os povos que lutam pela justiça e, pela liberdade e pela igualdade. 

"Da mesma forma que os sul-africanos choram a morte de Madiba, nós, nação brasileira, que trazemos com orgulho o sangue africano em nossas veias, choramos e celebramos o exemplo desse grande líder, que faz parte do panteão da humanidade", disse Dilma.

A presidente Dilma Rousseff discursa durante a cerimônia em homenagem a Mandela
A presidente Dilma Rousseff discursa durante a cerimônia em homenagem a Mandela
Foto: AFP

Falando em português, com tradução simultânea para o inglês, a presidente brasileira citou a luta de Mandela pelo fim do Apartheid, sua resistência ao cárcere e a sua paciência, características que fizeram seu legado transcender as fronteiras nacionais da África do Sul. "O Apartheid que Mandela e o povo sul-africano derrotaram foi a mais cruel forma de desigualdade social e política dos tempos modernos", afirmou Dilma no púlpito montado no estádio.

"Madiba, como carinhosamente vocês o chamavam, constitui exemplo e referência para todos nós. Pela histórica paciência com que suportou o cárcere e o sofrimento. Pela lúcida firmeza e determinação que revelou em seu combate vitorioso. Pelo profundo compromisso com a justiça e com a paz. Sobretudo, por sua superioridade moral e ética. Ele soube fazer da busca da verdade e do perdão da reconciliação nacional e da construção da nova África do Sul", disse.

"Sua luta transcendeu as fronteiras nacionais e inspirou homens e mulheres, jovens e adultos, a lutarem por sua independência e pela justiça social. (Mandela) deixou lições não só para seu aguerrido continente africano, mas para todos aqueles que buscam liberdade, justiça e paz no mundo", acrescentou Dilma. "O governo e o povo brasileiros se inclunam diante da memória de Nelson Mandela (...) Viva Mandela para sempre", finalizou a presidente do Brasil.

 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade