PUBLICIDADE

África

Mugabe diz que rivais podem se suicidar se não aceitam sua 7ª reeleição

Robert Mugabe, 89 anos, foi reeleito na eleição realizada em 31 de julho. O pleito foi alvo de denúncias de fraude por opositores e observadores internacionais

12 ago 2013 - 10h17
(atualizado às 10h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Mugabe discursa para multidão reunida para comemoração do Dia dos Heróis em Harare
Mugabe discursa para multidão reunida para comemoração do Dia dos Heróis em Harare
Foto: Reuters

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, disse nesta segunda-feira que seus rivais políticos e observadores ocidentais podem cometer sucídio se não conseguem aceitar a sua recente reeleição. 

"Aqueles que não podem suportar a derrota podem cometer suicídio. Nem os cães vão cheiras duas carcaças", disse Mugabe, 89 anos, em uma cerimônia com veteranos da guerra de independência do país.  Esta foi a primeira declaração pública do líder desde que a comissão eleitoral do país o declarou vencedor, com 61% dos votos, das polêmicas eleições realizadas no dia 31 de julho. 

Derrotado nas urnas, o primeiro-ministo Morgan Tsvangirai alega que as eleições foram fraudadas e direcionadas para a vitória de Mugabe, que lider o país desde 1980 e ocupa a presidência desde 1987. 

"Nós nunca vamos recuar de nossa vitória. Nós não sabemos o que é recuar", disse Mugabe. "Nós entregamos a democracia em uma bandeja, vocês aceitam?", disse o mais antigo líder africano em fala direcionada a observadores internacionais que denunciaram fraudes nas eleições. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade