PUBLICIDADE

África

Muçulmanos do Oriente Médio celebram amanhã fim do Ramadã

27 jul 2014 - 21h53
Compartilhar
Exibir comentários

A maioria dos muçulmanos dos países do Oriente Médio inicia nesta segunda-feira as festividades do "Eid ul-Fitr" para celebrar o fim do mês do Ramadã, informaram hoje autoridades dos países árabes. No Egito, a agência de notícias Mena informou que amanhã será o primeiro dia dos três dedicados a celebração da festa, por isso hoje foi o último dia do mês no qual os muçulmanos jejuaram.

Especialistas egípcios contaram, após o pôr do sol, que puderam ver a lua crescente que marca o início do novo mês do calendário muçulmano, o Shaual.

Nos Emirados, o mês começará nesta segunda-feira, segundo um comunicado do Ministério da Justiça, que detalhou que o anúncio chega após uma reunião das autoridades e os contatos com os países vizinhos.

Por sua vez, no Iraque, o xeque sunita Mahmoud Sumaidaie se reuniu com várias autoridades religiosas neste domingo em Bagdá para observar a lua e declarou que amanhã é o primeiro dos três dias das festividades.

O Ministério iraquiano de Interior preparou um plano de segurança, limitando a circulação de veículos pela capital, para proteger os civis devem participar das celebrações.

Na Jordânia, na segunda-feira será o primeiro dia do "Eid ul-Fitr", embora todos os festejos sejam cancelados em solidariedade as vítimas do ataque israelense contra a Faixa de Gaza. O ministério jordaniano do Interior tomou as medidas para garantir a segurança, especialmente pelo trânsito, já que a maioria dos jordanianos visita seus parentes em todo o país para celebrar a ocasião.

Segundo a agência saudita de notícias SPA, a Casa Real anunciou que o Eid começa amanhã e felicitou todos os muçulmanos pela festividade e desejou que "todas as nações islâmicas e árabes tenham de segurança, estabilidade e prosperidade".

O mesmo anúncio foi feito no Catar e na Síria, país que vive uma guerra civil há mais de três anos.

Bahrein assinalou oficialmente que o "Eid ul-Fitr" será amanhã para os sunitas e alguns xiitas, segundo a agência de notícias BNA.

O resto de xiitas em Bahrein e os seguidores do grupo xiita libanês Hezbollah, aliado ao Irã, começarão a celebrar na terça-feira, ao contrário dos sunitas libaneses, que devem festejar na segunda-feira de acordo com o anúncio do mufti da República, Mohammed Kabani. anunciou que começará amanhã.

O primeiro dia do "Eid ul-Fitr" põe fim ao Ramadã, mês especialmente venerado por ser o período em que foi revelado a Maomé o Corão, e durante o qual os fiéis adultos devem abster-se de comer, beber, fumar e manter relações sexuais entre o nascer e o pôr do sol.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade