PUBLICIDADE

Mundo

Morte de porta-voz de Kadafi gera guerra de informações

30 set 2011 - 14h38
(atualizado às 14h48)
Compartilhar

Os chefes das tropas das novas autoridades líbias que combatem perto de Sirte afirmaram ter capturado Musa Ibrahim, ex-porta-voz do coronel Muammar Kadafi, quando ele tentava fugir dessa cidade sitiada, mas surgiram dúvidas que questionam a notícia desta prisão.

Segundo o site de notícias ligado ao antigo homem forte do país, Musa Ibrahim não foi capturado como anunciaram na quinta-feira os comandantes do Conselho Nacional de Transição (CNT).

"Musa Ibrahim não foi detido, trata-se de um boato falso que pretende desviar a atenção dos movimentos dos rebeldes e de seu fracasso diante da força dos heróis de Sirte", afirmou o site do canal de televisão Allibiya, que saiu do ar após a queda de Trípoli em agosto.

Na quinta-feira, o comandante Mustafá ben Dardef, da Brigada de Zenten, ligada às novas autoridades do CNT, anunciou que os combatentes de Misrata haviam capturado Musa Ibrahim.

A informação também foi divulgada por outro comandante, Mohamed al-Marimi, que, no entanto, não confirmou o boato de que Ibrahim estaria vestido de mulher.

Musa Ibrahim era considerado foragido desde que o CNT assumiu o controle do quartel-general de Kadafi.

Os combatentes do CNT em Misrata, cidade a oeste de Sirte, cercam há duas semanas a cidade natal do ex-líder líbio, um dos últimos redutos do antigo regime, que opõe uma forte resistência ao novo governo.

Paralelamente, os combatentes líbios tiveram que recuar dos arredores de Sirte, onde franco-atiradores leais ao ex-ditador o impedem de avançar, apesar das duas semanas de intensa ofensiva.

O conflito dificulta a vida de milhares de civis que estão presos em meio ao conflito. Apesar da interrupção momentânea dos combates, apenas 15 carros conseguiram deixar a cidade, ao contrário do que ocorreu há cerca de dez dias, quando milhares de pessoas fugiram diariamente.

Os combatentes pró-CNT controlam o porto e o aeroporto, mas não conseguem conquistar o restante da cidade. "Não vai ser fácil tomar Sirte. Pensávamos que o faríamos hoje (sexta), mas agora acho que não. Muatasim (Kadafi) está lá dentro comandando seus homens. Eles têm armamento pesado e franco-atiradores, que nos complicam a vida", declarou um comandante em campo.

Os pró-CNT são apoiados pela Otan, que lidera há um mês os ataques diários contra Sirte e seus arredores.

Os aviões da Otan também foram ouvidos em Bani Walid, onde os combatentes líbios também não conseguiram muitos avanços. Segundo vários comandantes, as novas autoridades querem primeiro controlar Sirte para depois atacar Bani Walid.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade