PUBLICIDADE

África

Moçambique comemora 40 anos de independência

25 jun 2015 - 14h33
Compartilhar
Exibir comentários

O Moçambique comemorou nesta quarta-feira 40 anos de independência com uma cerimônia com direito a desfile militar, apresentação aérea e festividades populares.

"Foi neste estádio que ouvimos as palavras cheias de emoção proferidas por Samora Machel para proclamar a independência nacional", declarou o presidente Filipe Nyusi, evocando a memória do primeiro presidente de Moçambique, querido por muitos de seus compatriotas.

Cerca de 40.000 pessoas e vários chefes de Estado, incluindo o do Zimbábue, Robert Mugabe, presidente em exercício da União Africana, vieram participar nas comemorações.

As autoridades organizaram um desfile com os diferentes corpos do exército e da polícia. Paraquedistas realizaram um pouso espetacular, antes de caças sobrevoarem o grande estádio de Machava.

O ponto alto da cerimônia foi a chegada da "chama da unidade" que, como a tocha olímpica, viajou pelo país desde 7 de abril, de norte a sul.

Paz e unidade, duas palavras que se repetem constantemente nos discursos de Frelimo, no poder desde 1975, ganharam um tom particular na ausência de Renamo, principal partido da oposição.

"Como fizemos 40 anos atrás, hoje nós gritamos 'abaixo o divisionismo", gritou Nyusi.

Em 2013 e 2014, a Renamo, cujas forças ainda não foram desmobilizadas, não hesitou em pegar em armas para fazer reivindicações, paralisando o centro do país.

Em 14 de junho confrontos em Tete (centro) opuseram mais uma vez as forças da Renamo ao exército regular.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade