PUBLICIDADE

África

Milhões de sul-africanos celebram 'Dia de Mandela' com caridade

18 jul 2013 - 05h13
(atualizado às 07h56)
Compartilhar
Exibir comentários
De acordo com uma pesquisa realizada ontem, nove a cada dez jovens do país - de 50 milhões de habitantes - dedicarão 67 minutos de seu tempo hoje para participar de obras de caridade ou trabalhos sociais
De acordo com uma pesquisa realizada ontem, nove a cada dez jovens do país - de 50 milhões de habitantes - dedicarão 67 minutos de seu tempo hoje para participar de obras de caridade ou trabalhos sociais
Foto: Reuters

Com centenas de atos distribuídos por todo país, milhões de sul-africanos celebram nesta quinta-feira o Dia Internacional de Nelson Mandela, data que coincide com o 95º aniversário do venerado ex-presidente, que, por sua vez, segue internado em um hospital de Pretória.

De acordo com uma pesquisa realizada ontem, nove a cada dez jovens do país - de 50 milhões de habitantes - dedicarão 67 minutos de seu tempo hoje para participar de obras de caridade ou trabalhos sociais.

O tempo em questão presta uma homenagem aos 67 anos que Mandela dedicou à luta contra o regime de segregação racial do "apartheid" e com a defesa dos direitos humanos. O aniversário do ex-presidente é celebrado desta forma desde que a ONU oficializou a data como "Dia Internacional de Nelson Mandela" em 2009.

A Fundação Mandela e o governo sul-africano esperam que esta edição seja a maior já realizada, já que coincide com a delicada situação do ex-presidente, internado em um hospital de Pretória desde o último 8 de junho por causa de uma recaída de infecção pulmonar.

No dia do 95º aniversário de Madiba - como Mandela é popularmente conhecido em seu país - o presidente Jacob Zuma deu uma boa notícia aos seus compatriotas, dizendo, em comunicado, que a saúde de Mandela está melhorando em "um ritmo constante".

O último comunicado da Presidência sobre a saúde de Madiba, divulgado na última semana, indicava que o estado do ex-presidente era "crítico, mas estável". Neste mesmo boletim, as autoridades sul-africanas afirmaram que ele respondia bem ao tratamento.

As autoridades e a família de Madiba também insistiram que a data de hoje deve ser celebrada com entusiasmo porque Mandela segue com vida, e não uma comemoração triste por causa de sua doença.

"Transforma em ação e inspira mudança. Faça de cada dia um Dia de Mandela", diz o lema da festividade deste ano.

Ao longo do país, escolas, igrejas e todo tipo de instituições já têm planejados seus 67 minutos para contribuir com um mundo melhor, assim como fez Mandela durante seus 67 anos.

Assistência aos moradores de rua, a limpeza de ruas e campos ou o plantio de árvores são algumas das atividades mais populares previstas para celebrar a festa para Madiba.

Fora da África do Sul, uma das homenagens mais destacadas deverá ocorrer na sede nova-iorquina da ONU, que realizará uma sessão especial para homenagear Mandela e comemorar o 50º aniversário do julgamento no qual os tribunais do "apartheid" o condenaram a prisão perpétua.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm">veja o infográfico</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade