PUBLICIDADE

África

Milhares de mulheres pedem no Cairo restituição de Mursi ao poder

As manifestantes gritavam palavras de ordem contra o golpe de Estado

30 jul 2013 - 15h10
(atualizado às 15h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Protesto foi chamado de "manifestação para os mártires do golpe de Estado"
Protesto foi chamado de "manifestação para os mártires do golpe de Estado"
Foto: AP

Milhares de seguidores do presidente egípcio deposto Mohammed Mursi, a maioria mulheres, manifestaram-se nesta terça-feira no Cairo para homenagear os mortos das últimas semanas e pedir a volta ao poder do antigo chefe de estado islamita.

Os protestos desta terça-feira, batizados como "manifestação para os mártires do golpe de Estado", caracterizaram-se pela participação em massa de mulheres. Elas realizaram passeatas exclusivas, como uma que se dirigiu ao Ministério da Defesa.

Uma das participantes deste protesto, a dirigente da Irmandade Muçulmana Maha Abu al Aiz, disse à que a manifestação pretende demonstrar que os "defensores da legitimidade resistirão nas praças apesar dos massacres".

"Assassinaram mulheres na cidade de Al Mansura e também mataram nossos maridos e filhos. Isto não podemos aceitar", disse a ativista para explicar a adesão em massa das mulheres ao protesto.

As manifestantes, a maioria delas cobertas com o véu islâmico ou com o "niqab" (que só permite ver os olhos), gritavam palavras de ordem contra o golpe de Estado e o comandante das Forças Armadas, Abdel Fatah al Sisi.

As manifestantes também reivindicam a volta de Mursi, da Constituição aprovada durante seu mandato e suspensa pelos militares e do Conselho da Shura (câmara alta do Parlamento), dissolvido após o golpe militar.

"Sisi quer que o povo beije seus sapatos", "abaixo o golpe de Estado" ou "mãe não chores, vamos conseguir nossos direitos", foram algumas das palavras de ordem entoadas durante a marcha, nas quais podiam se ver muitas fotografias de Mursi, bandeiras do Egito e o livro sagrado do Corão.

"Através desse protesto, queremos dizer aos militares que as mulheres são mais fortes que suas balas", disse à Efe a jovem Asmaa Izzat, que participou da passeata.

A marcha partiu da mesquita de Al Nour, no bairro central de Al Abassiya, até a sede do Ministério da Defesa, de onde não pôde se aproximar devido às medidas de segurança.

Outra manifestação de mulheres se dirigiu para as embaixadas da Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos para pedir que esses países deixem de apoiar politicamente e financeiramente o novo regime.

As participantes, que levavam cinco caixões cobertos com bandeiras do Egito, gritavam contra Sisi e pediam a restituição de Mursi.

Os protestos coincidem com o último dia da visita ao Cairo da principal representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Catherine Ashton, que se reuniu ontem à noite com Mursi no local onde o ex-presidente se encontra retido pelos militares.

Ashton pediu um processo transitório "inclusivo", mas o vice-presidente egípcio de Relações Internacionais, Mohamed El Baradei, rejeitou a participação de Mursi na reconciliação nacional. O ministro, no entanto, disse que aceitaria conversar com a Irmandade Muçulmana.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade