PUBLICIDADE

África

Marroquinos protestam contra perdão real a pedófilo espanhol

3 ago 2013 - 02h05
(atualizado às 02h32)
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia dispersou no final da noite dessa sexta-feira um protesto que reuniu centenas de marroquinos na capital Rabet contra o perdão real concedido a um pedófilo espanhol, que cumpria sentença de 30 anos por estuprar e filmar crianças de até quatro anos, de acordo com informações da agência Reuters.

A tropa de choque impediu que os manifestantes se concentrassem na frente do Parlamento, no centro da capital – o confronto deixou dezenas de feridos, incluindo jornalistas.

Daniel Vino Galvan, segundo Hamid Krayri, uma advogada para famílias das vítimas -, está no grupo de 48 espanhóis que foram perdoados pelo rei Mohamed VI na terça-feira, após pedido do rei da Espanha, Juan Carlos, que visitou o país no mês passado.

A manifestação ocorreu após uma campanha online promovida por ativistas. “Nós estamos aqui para saber quem é o responsável por esse perdão. É uma vergonha, eles estão vendendo nossas crianças”, disse Najia Adib, presidente de uma ONG pelos direitos das crianças, momentos antes de ser atacada pela polícia, juntamente com a filha adolescente.

Os protestos, que também foram realizados em outras cidades marroquinas, querem a revogação do perdão, e que o espanhol seja levado de volta à prisão. O governo disse que o homem foi expulso para a Espanha. Najia Adib afirmou que Galvan fora condenado há 18 meses por estuprar e filmar crianças com idade entre 4 e 15 anos.

O Palácio Real não quis comentar o episódio, mas o Ministério da Justiça emitiu um comunicado nessa sexta, afirmando que o perdão real foi emitido com base em interesses nacionais, no âmbito da relação amigável entre os dois países.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade