PUBLICIDADE

África

Manifestantes pró-Ouattara são dispersados na Costa do Marfim

19 fev 2011 - 10h52
(atualizado às 12h43)
Compartilhar

As forças de segurança leais ao chefe de Estado marfinense Laurent Gbagbo, que se recusa a deixar o poder apesar de ter perdido as eleições, dispersaram com bombas de gás lacrimogêneo centenas de jovens que se manifestavam na manhã deste sábado em Abidjan em prol de Alassane Ouattara.

Manifestante encara fotógrafo enquanto pneus são queimados em protesto de apoio a Alassane Ouattara
Manifestante encara fotógrafo enquanto pneus são queimados em protesto de apoio a Alassane Ouattara
Foto: AFP

Quando tentavam chegar ao bairro popular de Koumassi, no sul da capital, os jovens foram barrados e precisaram fugir da repressão policial. Na principal artéria que leva à praça onde pretendiam protestar, os manifestantes incendiaram pneus para impedir a aproximação da polícia.

Os partidários de Alassane Ouattara - reconhecido como presidente eleito da Costa do Marfim pela maior parte da comunidade internacional - convocaram uma manifestação neste sábado em todo o país contra Gbagbo, que se recusou a entregar o poder após o pleito presidencial.

O primeiro-ministro de Ouattara, Guillaume Soro, convocou os cidadãos da Costa do Marfim a "fazer uma revolução" como na Tunísia e no Egito. O governo de Gbagbo respondeu decretando na noite de sexta-feira um toque de recolher para todo o fim de semana.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade