PUBLICIDADE

África

Mandela tem progressos 'lentos, mas contínuos': presidência

11 ago 2013 - 12h04
Compartilhar

Nelson Mandela está tendo progressos "lentos, mas constantes", embora ainda esteja em estado crítico, segundo o gabinete da presidência da África do Sul neste domingo.

O ex-presidente de 95 anos e ícone da luta contra o apartheid está no hospital há mais de dois meses, com infecção pulmonar recorrente.

"O ex-presidente Nelson Mandela continua recebendo tratamento no hospital de Pretoria e os médicos informaram ao presidente Jacob Zuma que o ex-presidente está tendo uma melhora lenta, mas constante," disse um comunicado da presidência.

"A equipe médica também reiterou que, embora sua saúde esteja melhorando progressivamente, Madiba ainda permanece em condição crítica," acrescentando, se referindo a Mandela por seu nome de clã.

Zuma pediu aos sul-africanos para rezar pela recuperação e pela boa saúde de Mandela, disse o comunicado.

O presidente sul-africano é tecnicamente a única pessoa autorizada a dar informações atualizadas sobre a saúde de Mandela e não dava declarações sobre o tema desde o dia 31 de julho.

A filha mais nova de Mandela, Zindzi Mandela disse na sexta-feira que o herói da luta contra o apartheid não "ia a nenhum lugar tão cedo" e que agora conseguia se sentar sozinho. Ele estava "mais alerta, mais receptivo," disse ela.

Sua ex-esposa Winnie Madikizela-Mandela disse a Sky News na quinta-feira que, agora, ele estava "respirando normalmente."

Os médicos conseguiram conter sua infecção, mas continuavam "drenando fluido dos pulmões," disse ela.

Ambos ressaltaram que ele não está à beira da morte.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade