PUBLICIDADE

África

Mandela recebe "tratamento intensivo" no hospital, diz presidência

O ex-presidente da África do Sul foi hospitalizado no sábado por uma recaída de uma infecção pulmonar

10 jun 2013 - 14h16
(atualizado às 16h08)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A última imagem do ex-presidente sul-africano foi exibida em abril pela TV pública do país</p>
A última imagem do ex-presidente sul-africano foi exibida em abril pela TV pública do país
Foto: AFP

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, que segue em estado grave mas estável devido a uma infecção respiratória, está recebendo tratamento intensivo em um hospital de Pretória, informou nesta segunda-feira a presidência do país. "Mandela está sob tratamento intensivo", disse o porta-voz presidencial, Mac Maharaj, citado pela agência local de notícias Sapa.

"Hoje os médicos disseram que sua condição não mudou", afirmou Maharaj. Segundo o porta-voz oficial, os médicos "estão fazendo tudo para que (Mandela) fique cômodo".

Madiba, como o ex-presidente é conhecido em seu país, foi hospitalizado no sábado por uma recaída de uma infecção pulmonar que o levou a ser hospitalizado por quatro vezes desde dezembro do ano passado. Pela primeira, a presidência qualificou como "grave" o estado de Mandela, que tem 94 anos.

O primeiro presidente negro da África do Sul começou a sofrer com problemas respiratórios em função dos 27 anos em que passou preso pelo regime racista do apartheid.

A presidência sul-africana negou as informações da imprensa que dizem que os familiares do ex-mandatário teriam proibido visitas a Mandela, incluídos membros do governo. "O presidente Jacob Zuma o visitará quando for o momento adequado, só queremos que Mandela melhore", declarou Maharaj.

Ex e filha visitam Nelson Mandela no hospital:

A ex-esposa e companheira de luta de Madiba, Winnie Mandela, visitou nesta segunda-feira o paciente no hospital de Pretória, acompanhada da filha de ambos, Zindzi. A atual esposa de Mandela, a moçambicana Graça Machel, está permanentemente o lado do ex-mandatário desde o momento de sua hospitalização.

Nelson Mandela se tornou em 1994 o primeiro presidente negro da história de seu país, um ano após receber o Prêmio Nobel da Paz.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade