PUBLICIDADE

África

Mandela 'reage positivamente ao tratamento', diz presidência

28 mar 2013 - 12h37
(atualizado em 4/12/2013 às 15h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela continua no hospital e "responde positivamente" ao tratamento da recaída da infecção pulmonar pela qual foi internado ontem, informou nesta quinta-feira o governo do país. Mandela, 94 anos, está "sob tratamento e observação no hospital", anunciaram os médicos, segundo um comunicado divulgado pela presidência sul-africana.

Nelson Mandela, em foto de julho de 2012
Nelson Mandela, em foto de julho de 2012
Foto: AP

O ex-mandatário foi internado pouco antes da meia-noite local por uma "recaída" da "infecção pulmonar", disse previamente o governo. O porta-voz presidencial, Mac Maharaj, tinha dito horas antes que Mandela estava "consciente", tanto no momento de sua internação como após ser hospitalizado.

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, desejou a 'Madiba' (nome do clã de Mandela em língua xhosa e pelo qual ele é carinhosamente chamado na África do Sul) uma rápida recuperação, e pediu "aos sul-africanos e ao mundo" que rezassem "por Mandela e sua família". Além disso, Zuma pediu respeito à "intimidade" de Mandela para "deixar que os médicos façam seu trabalho".

A internação de ontem à noite é a quinta de Mandela em pouco mais de dois anos. 'Madiba', que durante 67 anos lutou contra o sistema racista do "apartheid" imposto pela minoria branca na África do Sul, sofre problemas respiratórios surgidos durante seus 27 anos de prisão por parte do antigo regime.

Mandela foi hospitalizado no último dia 9 para ser submetido a exames médicos de rotina, e teve resultado satisfatório. O prêmio Nobel da Paz de 1993 foi operado em dezembro do ano passado por causa de cálculos na vesícula e recebeu tratamento devido a complicações respiratórias, passando mais de duas semanas no hospital.

Sua última aparição pública aconteceu na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de futebol de 2010, realizada na África do Sul.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade