PUBLICIDADE

África

Mandela melhora, mas seu estado de saúde ainda é "grave"

Segundo o governo da África do Sul, Mandela continua se recuperando de uma infecção pulmonar, mas seu estado de saúde permanece grave

13 jun 2013 - 16h34
(atualizado às 17h38)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>É a quarta vez que Mandela é internado desde dezembro</p>
É a quarta vez que Mandela é internado desde dezembro
Foto: Reprodução

O ex-presidente sul-africano e líder anti-apartheid Nelson Mandela continua se recuperando de uma infecção pulmonar, mas seu estado de saúde permanece grave, disse o governo da África do Sul nesta quinta-feira.

O presidente do país, Jacob Zuma, visitou Madiba, nome de clã pelo qual Mandela é conhecido popularmante, no hospital em Pretória onde ele está desde que foi internado em estado "grave, mas estável" no sábado, de acordo com um comunicado.

"Continuamos a apelar às pessoas para manter Madiba em suas orações e lhe desejar uma rápida recuperação", disse Zuma.

É a quarta vez que Mandela é internado desde dezembro, reforçando a dolorosa percepção entre os 53 milhões de sul-africanos que um dia terão de dizer adeus ao seu primeiro presidente negro, hoje com 94 anos.

Durante seu tempo no hospital, o principal arquiteto da "Nação Arco-Íris" pós-apartheid também recebeu a visita de membros de sua família, incluindo sua esposa Graça Machel e a ex-mulher Winnie Madikizela-Mandela.

Mandela tem um histórico de problemas pulmonares que datam de seu tempo na isolada prisão Robben Island, perto da Cidade do Cabo. Ele foi libertado em 1990, após 27 anos atrás das grades, e serviu como presidente de 1994 a 1999.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade