PUBLICIDADE

África

Mandela faz progresso notável, diz filha do ex-presidente

17 jul 2013 - 22h40
(atualizado às 22h58)
Compartilhar

O líder sul-africano Nelson Mandela faz progressos "notáveis" em seu estado de saúde e já conseguiu até mesmo assistir à televisão no hospital, onde se encontra internado há um mês, informou sua filha Zindzi, nesta quarta-feira.

Amanhã, o ex-presidente completa 95 anos.

"Está fazendo progressos notáveis", disse Zindzi Mandela à emissora de televisão britânica Sky News. Segundo Zindzi, ao chegar ao hospital para visitar o pai, ela o encontrou "vendo televisão com seus fones".

Mandela "deu um sorriso enorme, e está respondendo muito bem com os olhos e mexendo com a cabeça. Às vezes, levanta as mãos", completou.

Zindzi, filha caçula de Mandela com a segunda mulher, Winnie, admitiu que a família chegou a se preparar para o pior. "Houve um momento, em que ficamos muito ansiosos e preocupados, e estávamos preparados para o pior. Mas ele continua nos surpreendendo todo dia", completou.

Na sexta passada, a atual mulher de Mandela, a moçambicana Graça Machel, disse à imprensa que o líder sul-africano tem respondido ao tratamento e que, por esse motivo, ela estava menos preocupada do que nas semanas anteriores.

Nesta quarta, o presidente dos EUA, Barack Obama, publicou uma calorosa mensagem a Mandela, por ocasião do aniversário do herói da luta contra o Apartheid.

Cerca de três semanas após sua visita à África do Sul, Obama manifestou seus melhores "desejos e orações" para Mandela, para sua família e para os sul-africanos, em nota divulgada hoje pela Casa Branca.

"Nossa família ficou profundamente emocionada com a visita à cela de Madiba, em Robben Island, em nossa recente viagem à África do Sul", afirmou Obama na homenagem, elogiando "o exemplo extraordinário de coragem, amabilidade e humildade" do ex-presidente.

Obama pediu ainda que se "homenageie o homem que mostrou ao seu povo e ao mundo o caminho da justiça, da igualdade e da liberdade".

Em 2010, a ONU declarou o 18 de julho como o dia internacional de homenagem ao herói da luta contra o Apartheid.

Mandela foi hospitalizado em Pretória, em 8 de junho, por causa de uma infecção pulmonar.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade