5 eventos ao vivo

Mandela em 'estado crítico'

23 jun 2013
19h23
atualizado às 19h26

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado com uma infecção pulmonar, está em estado "crítico", informou a presidência na noite deste domingo.

"O estado do ex-presidente Nelson Mandela, internado em um hospital de Pretória, é crítico", destaca o comunicado, revelando que o presidente Jacob Zuma, o vice-presidente da ANC (partido no poder), Cyril Ramaphosa, e Graça Machel, mulher de Mandela, estão no hospital para discutir a situação.

Segundo o comunicado, o estado do ex-presidente, de 94 anos, internado desde 8 de junho passado, piorou nas últimas 24 horas.

Zuma deu a notícia após chegar ao hospital na tarde de domingo, onde os médicos lhe informaram "que o estado do ex-presidente havia passado a crítico nas últimas 24 horas".

"Os médicos fazem todo o possível para que ele melhore e Madiba é bem tratado. Ele está em boas mãos", disse Zuma, citado no comunicado da presidência, utilizando o nome de clã de Mandela adotado afetuosamente pelo povo sul-africano.

Após uma semana de silêncio, a presidência havia comunicado no sábado que o estado de Mandela era "grave mas estável", depois do canal de televisão CBS revelar um agravamento do quadro.

Mandela, ícone da luta contra o apartheid e primeiro presidente negro da África do Sul, em 1994, fará 95 anos no dia 18 de julho.

Desde dezembro passado, Mandela foi internado em quatro ocasiões, vítima das infecções pulmonares que sofre há anos.

A última aparição pública de Mandela ocorreu na final da Copa do Mundo de Futebol em 2010 na África do Sul, com milhões de espectadores o acompanhando ao vivo pela televisão.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade