PUBLICIDADE

África

Mandela continua em estado crítico, diz presidente da África do Sul

24 jun 2013 - 06h10
(atualizado em 27/6/2013 às 09h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Jacob Zuma concede entrevista coletiva sobre o estado de saúde do ex-presidente
Jacob Zuma concede entrevista coletiva sobre o estado de saúde do ex-presidente
Foto: AP

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado desde no último dia 8 devido a uma recaída por causa de uma infecção pulmonar, continua hoje em estado "crítico", informou o presidente sul-africano Jacob Zuma.

"Quando uma pessoa está em estado crítico, está em estado crítico. Não sou um médico para dizer quão crítico (é o estado de Mandela)", assinalou Zuma em entrevista coletiva em Johanesburgo, ao acrescentar que "essa continua sendo a situação por enquanto".

Na noite passada, quando a Presidência anunciou pela primeira vez que o estado de Mandela era crítico, o chefe de Estado visitou o ex-mandatário no hospital de Pretória onde está internado e falou com os médicos sobre a saúde do ex-presidente, 94 anos.

Familiares

Vários membros da família de Nelson Mandela, incluindo sua ex-esposa Winnie e suas duas filhas Zindzi e Zenani, chegaram ao hospital para ver o ex-presidente sul-africano. Winnie Madikizela-Mandela, ex-companheira de luta e divorciada de Mandela em 1996, foi ao Mediclinic Heart de Pretória como tem feito todos os dias.

Os fotógrafos viram Winnie, com o rosto fechado e escondido por óculos escuros, com sua filha Zindzi, descer de um veículo em frente à clínica. Zenani Mandela-Dlamini, outra filha de Nelson Mandela, chegou separadamente. As duas irmãs se distanciaram desde um acidente de trânsito que custou a vida em 2010 da neta de Zindzi, enquanto ela estava em um carro dirigido pelo marido de sua irmã.

A esposa de Nelson Mandela, Graça Machel, parece não ter deixado o hospital desde que o ex-presidente foi internado em 8 de junho.

Com informações da agência AFP

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm">veja o infográfico</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade