0

Líder islamista tuaregue toma cidade no noroeste de Mali

2 abr 2012
16h37
atualizado às 17h04

O líder do grupo islamista armado tuaregue Ansar Dine (Defesor do Islã), Iyad Ag Ghaly, tomou nesta segunda-feira o controle da cidade de Tombuctu, no noroeste de Mali, e expulsou os rebeldes do Movimento Nacional de Libertação de Azawad (MNLA), informaram testemunhas à AFP. "Iyad chegou nesta manhã com cinquenta veículos. Tomaram a cidade, expulsaram os homens do MNLA que estavam lá, queimaram sua bandeira e hastearam a deles no acampamento militar da cidade", afirmou Musa Haidara, cinegrafista que filmou a entrada de Iyad Ag Ghaly em Tombuctú.

Civis caminham pelas ruas de Bamako durante os protestos
Civis caminham pelas ruas de Bamako durante os protestos
Foto: AP

Esta informação foi confirmada por moradores da cidade, entre eles o gerente de um dos principais hotéis de Tombuctu. "Hoje, segunda-feira, Iyad Ag Ghaly chegou com seus homens a Tombuctú para expulsar o MNLA", disse o gerente desse hotel, que pediu para não ser identificado. "Foi para o hospital para pedir aos médicos que tratassem de seus homens. Depois Iyad falou com a população para dizer que não tivessem medo, que os homens do Ansar Dine estava lá pelo Islã, e não pela independência ou para causar danos", acrescentou.

Iyad Ag Ghaly é uma das principais figuras das rebeliões tuaregues dos anos 1990 e luta "com as armas" atualmente pela aplicação da sharia, a lei islâmica, em Mali.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade